Entre os dias 7 e 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias – CBMMG, por meio da Academia de Bombeiros Militar – ABM, promoveu o 16º Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas – BREC Básico, no Centro de Treinamento Profissional - CTP, destinado à qualificação dos Cadetes de 2º ano – Turma Imperador. O curso foi incluído na formação dos futuros oficiais e representa um marco importante na capacitação técnica dos cadetes.
A coordenação e equipe de instrução foi composta por especialistas na área, pertencentes ao Pelotão de Busca e Salvamento – PBS do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres – Bemad. Também participaram do curso 4 militares do PBS/Bemad que ainda não tinham a especialização, passo importante para o aprimoramento também da tropa especializada da instituição.
O BREC Básico é uma das principais especializações voltadas ao atendimento a desastres urbanos, como desabamentos, explosões e colapso de estruturas. O treinamento alia teoria e prática em ambientes simulados, proporcionando aos cadetes a vivência de situações extremas que exigem preparo físico e mental, resiliência, trabalho em equipe, entre outros atributos. A realização do curso reforça o compromisso do CBMMG com a formação de profissionais cada vez mais preparados para atuar em situações de crises e ocorrências complexas.
Padrão internacional
No contexto nacional e internacional, as operações de busca e resgate em estruturas colapsadas são consideradas estratégicas na gestão de grandes desastres. O BREC Básico realizado no CBMMG segue os padrões internacionais da International Search and Rescue Advisory Group – Insarag, o que garante que a instituição mantenha sua atuação alinhada às melhores práticas globais. Esse alinhamento é fundamental para a integração com equipes de resposta a emergências de outros estados e países, reforçando o protagonismo de Minas Gerais no cenário de resposta a desastres.
O CBMMG reafirma, com a realização do 16º BREC Básico, o compromisso com a excelência na formação dos futuros oficiais e com a preparação contínua para o atendimento à sociedade mineira em momentos de crise, consolidando-se como referência nacional nas diversas áreas de atendimento operacional.